admin-ajaxfg

Why Youth Mental Health Care School-Based with Primary Care Liaison – WhySchool

 

Apenas 10 a 15% das crianças e adolescentes com doenças mentais, em todo o mundo, recebem os cuidados de que necessitam por parte dos serviços de Saúde Mental (OMS,2005).

O projeto WhySchool tem como objetivo melhorar o acesso dos jovens a cuidados de saúde mental, através de uma abordagem que contempla diferentes níveis de cuidados, começando na escola até aos cuidados hospitalares, através da capacitação dos profissionais nas escolas públicas.

O projeto prevê a implementação de programas de formação na área da saúde mental acreditados, bem como a disponibilização de materiais informativos e de uma plataforma de e-learning.

A nível comunitário, o WhySchool melhorará a acessibilidade aos cuidados de saúde mental e a equidade. A nível individual, providenciará um apoio integrado aos jovens que dele necessitem.

Os indicadores de resultados incluem a redução no número de jovens com problemas de saúde mental sem resposta e o aumento da literacia em saúde mental entre os professores.

Especialistas noruegueses vão prestar apoio formal ao projecto, abrindo uma oportunidade para o desenvolvimento de colaborações entre os serviços de saúde pública e os de educação, nos dois países.

  1. reduzir o número de anos de vida perdidos por suicídio
  2. capacitar os profissionais dos cuidados de saúde primários, através de orientações e materiais de formação padronizados
  3. promover o modelo de doença crónica de gestão integrada da depressão nos cuidados de saúde primários
  4. promover boas práticas no estabelecimento de programas de colaboração entre os cuidados especializados de saúde mental, como as equipas de saúde mental comunitárias, e os profissionais dos cuidados de saúde primários, ao nível loco-regional
  5. priorizar as necessidades dos jovens e idosos
  6. promover a avaliação e o uso regular de indicadores